ML 01
112 views 5 mins 0 comments

Zenaide escolheu o lado dos golpistas contra a democracia, disse Cadu Xavier

In ELEIÇÕES 2026
setembro 30, 2025
Pré-candidato do PT ao governo eleva o tom contra senadora do PSD e inclui também o prefeito Allyson Bezerra

Cadu questiona posição de Allyson Bezera sobre golpistas / Zenaide é considerada por Cadu como defensora de golpistas / Prefeito Allyson nunca se posicionou sobre atos golpistas – Foto: Reprodução

Por Carol Ribeiro | Diário do RN

“Ela não está do nosso lado, então ela está do lado de lá. Quem está se posicionando contra aqueles atos somos nós. Se ela não está do lado de quem defende, ela precisa dizer”, afirmou o pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier (PT), sobre a senadora Zenaide Maia (PSD) em referência aos atos de 8 de janeiro e às pautas golpistas no país, durante entrevista ao Diário do RN. Segundo ele, ao se afastar da base governista e se aliar a Allyson, Zenaide deixou de estar ao lado de quem defende a democracia.

O pré-candidato do sistema governista também cobrou que Allyson explicite sua posição diante dos ataques de 2023 em Brasília e do julgamento dos envolvidos, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no Supremo Tribunal Federal. “Você já viu alguma posição de Allyson sobre isso? A questão é essa. Qual a posição dele? Ele defende os atos de 8 de janeiro? Ele concorda? Ele defende? Eu nunca vi Allyson repudiando estes atos, nunca vi ele se posicionando sobre o julgamento. Qual a opinião dele sobre isso tudo? A gente está aqui defendendo a democracia, defendendo a punição de quem atacou a democracia. Allyson nunca esteve aqui”, criticou.

Para Cadu, a movimentação de Zenaide em direção ao prefeito mossoroense confirma uma mudança de lado político. “Ela sempre esteve aqui com a gente. Agora, está com uma pessoa que não se coloca. A escolha dela foi essa”, declarou.

Embora ocupe espaço de destaque no Senado como vice-líder do governo Lula, Zenaide Maia tem se distanciado do grupo político da governadora Fátima Bezerra (PT) no Rio Grande do Norte, tornando-se uma das principais aliadas de Allyson Bezerra, apontado como um dos nomes viáveis da oposição para a disputa ao Governo.

Ao longo de meses, as articulações apontam para um caminho à terceira via trilhado pela senadora, ao lado do prefeito de Mossoró. Na semana passada, nomes da cúpula do PT, como Raimundo Alves, secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado, e Adriano Gadelha, revelaram ao Diário do RN que entendem a sinalização de Zenaide por não se aliar ao PT potiguar. Segundo eles, após as eleições de 2024 – quando Zenaide e Jaime Calado se afastaram para a disputa municipal em São Gonçalo do Amarante em oposição ao PT – houve uma abertura para o diálogo, mas não obtiveram resposta da senadora.

Por sua vez, Zenaide pode estar contando com a falta de posicionamento de Allyson para repetir o que conseguiu em 2024: apesar de afastada do PT no Estado, segue na base do Governo Lula.

Chapéu de couro

Durante passagem por Mossoró, durante instalação do Governo do RN na cidade oesteana, Cadu Xavier participou de eventos do PT. O secretário rebateu críticas pessoais sobre sua rotina e estilo de vida, ressaltando que não adota personagens para se apresentar à sociedade, em referência à Allyson Bezerra.

“Eu não saio de casa todo dia para trabalhar, para o lazer, não preciso de um personagem. Eu sou quem eu sou. Está nas minhas redes sociais o que eu sempre fui, não me visto de um personagem”, disse.

Compartilhe!
/ Published posts: 1514

Marcel de Lima, é jornalista e publicitário. Graduado em marketing e pós-graduado em Jornalismo. Atuações em assessoria de imprensa, redação e editoria de notícia. Atualmente é diretor de negócios na agência ID Publicidade, apresentador e comentarista na Rádio Difusora e Nossa TV.