Na véspera, o republicano afirmou que iria aumentar “substancialmente” tarifas sobre o país pela compra do petróleo russo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou decreto nesta quarta-feira (6) impondo uma tarifa adicional de 25% sobre os produtos da Índia, dizendo que o país importa direta ou indiretamente petróleo da Rússia.
Na véspera, o republicano afirmou que iria aumentar “substancialmente” tarifas sobre o país pela compra do petróleo russo.

Donalt Trump, é o presidente norte-americano – Foto:Reprodução
“A Índia não está apenas comprando grandes quantidades de petróleo russo, mas também está vendendo grande parte do petróleo comprado no mercado aberto para obter grandes lucros. Eles não se importam com quantas pessoas na Ucrânia estão sendo mortas pela máquina de guerra russa”, afirmou Trump em uma publicação no Truth Social.
A administração Trump sancionou a Rússia com o objetivo de pressionar a Rússia a dar fim à guerra na Ucrânia e estendeu punições secundárias a parceiros comerciais russos, como a Índia, que terá de pagar 25% em tarifas além dos 25% já impostos no mês passado.
A Casa Branca também anunciou que outros países que importam petróleo russo ou seus derivados, direta ou indiretamente, estão suscetíveis às sanções secundárias já aplicadas a produtos indianos.
