650 views 6 mins 0 comments

“Torre de babel”

In Em Pauta
agosto 02, 2025

Em tempo de tarifaço, principal assunto que pauta todas as conversas sobre política e economia no país, parte da oposição no estado não pensam em outra coisa, as eleições estaduais do próximo ano. Somente na última semana, pelo menos duas reuniões envolvendo pré-candidatos e alguns “caçiques” da política regional trataram sobre o assunto. Porém, o que mais parece ser provável, deve se tornar realidade, pelo menos é o que se desenha no atual momento, ou seja, uma cisão entre os principais partidos e personagens que estão envolvidos no processo eleitoral do próximo ano.

Tudo isso acontecendo em meio ao “tsunami” que a política e a economia brasileira atravessa nesse momento através  das ações desastrosas da família Bolsonaro, numa tentativa desesperada de livrar o seu líder, o ex-presidente Jair Bolsonaro da cadeia. Essas ações, por sinal, tem provocado pânico e desaprovação nos principais setores que sempre deram apoio e sustentação política.

Pela culatra

Setores produtivos tem visto nas ações do tarifaço, imposta pelo governo norte-americano como uma verdadeira traição aos seus interesses. Só lembrando que o tarifaço só foi possível graças ao desempenho do deputado Eduardo Bolsonaro junto as autoridades americanas. Autoria que ele faz questão de reivindicar para si.

“Além do coice..”

Como se não bastasse todo desastre político e econômico provocado a toda sua base de apoio, as ações dos Bolsonaro junto aos Estados Unidos terminaram melhorando a imagem do governo Lula diante de toda essa crise e causando amis desgaste a imagem do ex-presidente Bolsonaro.

“Torre de babel”

José Agripino, presidente regional do União Brasil e o senador Rogério Marinho(PL) parece não estarem falando a mesma língua. O União Brasil quer indicar o nome da oposição para o governo, enquanto Rogério Marinho e o seu PL, alinhado com o PSDB, Republicanos e parte do próprio União Brasil, também reivindicam a mesma coisa.

União

O líder regional do UB conta com a parceria da federação com o PP/PSD para lançar candidato ao governo, vice e Senado além de nominata para Câmara federal e Assembleia legislativa. O partido indicaria o nome para o governo enquanto o PP apontaria a vice e o PSD um dos nomes para o Senado.

Tudo azul

O projeto de Agripino parece quase perfeito, tudo azul. Ele parece está disposto a ignorar se necessário for os partidos do PL, Republicanos e PSDB para a realização do seu projeto.

Walter Alves

O encontro com uma conversa reservada entre o vice-governador Walter Alves(MDB) e o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra(UB) não foi bem digerido por setores do governo estadual do PT. Detalhe, Allyson pode ser adversário direto do PT na disputa pelo governo do estado em 2026.

“Em cima do muro”

O senador Rogério Marinho(PL) apesar do seu Rota 22, parece não está convicto da candidatura própria para o governo estadual em 2026. O senador tem admitido em conversas reservadas a possibilidade de “abrir mão” da candidatura para endossar o projeto do União Brasil.

Condicionante

Rogério Marinho tem dado como condicionante para que essa possibilidade se torne concreta, a exclusão da senadora Zenaide Maia e o seu PSD do bloco que está sendo construído junto com o PP.

Condicionante II

As articulações seguem e o confronto de interesse fala mais alto. Nesse processo, para que seja viabilizado, ainda conta com outra objeção. O nome de Allyson Bezerra, rejeitado pelo senador Styvenson Valentim, não deveria compor a disputa majoritária. Styvenson tem os seus motivos.

Enquanto isso..

O Republicanos, PSDB e parte do União Brasil, trabalham um plano B para lançarem candidatura ao governo caso o José Agripino não refaça os seus planos.

Álvaro Dias

O ex-prefeito de Natal seria o nome do bloco para o governo enquanto o União Brasil de Paulinho Freire, atual prefeito da capital, avalia colocar o nome de sua esposa, Nina Souza, na disputa por uma das vagas para o Senado ao lado do também senador Styvenson Valentim(PSDB) que disputará a sua reeleição.

Pesquisa

“Abalado” com o baixo desempenho na pesquisa Consult, divulgada semana passada, que trouxe números para o governo do estado na grande Natal, a equipe do prefeito Allyson Bezerra agiu rápido, divulgou na última quarta(30) em Mossoró um pesquisa que já o coloca com números bem acima dos demais nomes que podem concorrer ao governo estadual.

Definitivamente

A oposição ao atual governo do estado, comandado pela governadora Fátima Bezerra(PT), está muito desarticulada, não falam a mesma língua, mais parece um torre de babel.

 

Tudo azul, todo mundo nu, No Brasil, sol de norte a sul – Música: Tudo azul/Lulu Santos-1983.

Compartilhe!
/ Published posts: 1511

Marcel de Lima, é jornalista e publicitário. Graduado em marketing e pós-graduado em Jornalismo. Atuações em assessoria de imprensa, redação e editoria de notícia. Atualmente é diretor de negócios na agência ID Publicidade, apresentador e comentarista na Rádio Difusora e Nossa TV.