184 views 6 mins 0 comentários

SÃO G. DO AMARANTE: Divergências e jogo de interesses podem atrapalhar projeto político-familiar de grupo

In Política
janeiro 20, 2024
Por Marcel de Lima

Desentendimentos e o jogo de interesses com vaidades de integrantes do cerco familiar podem atrapalhar projeto político do grupo familiar Calado/Maia em um dos mais importantes municípios da região metropolita de Natal, São Gonsalo do Amarante. Esse desencontros familiar tem dado fogo ao  grupo de situação que hoje administra o município através do prefeito Eraldo Paiva/PT.

Jaime Calado, atual secretário de desenvolvimento econômico do estado e esposo da senadora Zenaide Maia(PSD), pretende disputar a prefeitura do município nas eleições de outubro próximo. Disputa que fomenta o projeto de reeleição da esposa em 2026.

Disputa está polarizada entre o prefeito Eraldo Paiva(PT) e Jaime Calado (PSD)

No entanto, como se não bastasse a disputa com setores do próprio governo estadual do PT, do qual ele é auxiliar, o seu cunhado e líder do PP no estado, deputado federal João Maia, parece  está disposto a colocar dificuldades ao projeto do cunhado. João Maia tem dito que ele já tem candidato em São Gonsalo para as próximas eleições, seu filiado, vereador Geraldo Veríssimo.

A falta de entendimento entre o grupo e a declaração de João Maia fez com que o ex-prefeito e secretário Jaime Calado utilizasse a imprensa fazer algumas críticas ao cunhado com ilações tendenciosas, desgastando ainda mais a relação.

Ao portal 98/fm, Calado confirmou ser aliado de Fátima Bezerra(PT) após ser confrontado sobre a sua lealdade ao governo e declarou que é um “aliado” da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas não um “subordinado”.

Sobre as críticas de que está “traindo” o governo, disse que é uma aliança. Não se trata aliado como subordinado. A presidente do PSD é a senadora Zenaide Maia. Ela respeita a governadora Fátima, e a governadora respeita a senadora. E é assim que a gente vai fazer”, enfatizou o secretário.

Aposta na política de centro

Marido da senadora Zenaide Maia, presidente do PSD no RN, Jaime Calado acrescentou: “Nós não queremos inventar a roda. Nosso pensamento é esse. O PSD tem uma missão nacional de tentar trazer a política para o centro. Em nenhum lugar do mundo as extremas deram certo. As mais duradouras foram Hitler e Mussolini. As outras nem aquele tempo ficam. Por isso temos alianças e temos um olhar do jeito que a sociedade é: heterogêneo. Nós respeitamos todos e não tratamos aliados como subordinados”.

Para 2024, a meta do PSD, segundo Jaime, é ter candidaturas competitivas para o Executivo em mais de 30 cidades.

Crítica a João Maia

Jaime Calado rebate João Maia: “Gosto do poder, mas não vendo a alma”,  rebatendo as declarações do deputado federal João Maia (PP), seu cunhado.

Em entrevista à mesma rádio na semana passada, João declarou que Jaime Calado não apoia a reeleição do prefeito Eraldo Paiva (PT) em São Gonçalo do Amarante porque “gosta do poder”.

O ex-prefeito alfinetou o cunhado e registrou que João Maia não foi oposição nos últimos governos, se mantendo como aliado dos presidentes Michel Temer (MDB), Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).

“Foi dito aqui que eu gosto de poder. Gosto. Quem é o político que não gosta de poder? Não é político. Agora, tem uma diferença. Eu não vendo minha alma pelo poder. Nos últimos anos eu e Zenaide fomos contra o governo Temer. Rejeitamos cargos e tudo. Fomos contra também o governo Bolsonaro. Não tivemos nenhum cargo. Quem gosta de poder é quem fica em todo governo. É quem gosta mais. Quem fica no poder em qualquer governo não pode estar criticando alguém porque gosta do poder”, declarou Jaime Calado.

Gosto do poder, mas não “vendo a alma”..

“Não nego para ninguém. O político que disser que não gosta do poder está mentindo explicitamente. Agora, depende do que você precisa do poder. Se é pra servir ao povo ou se é para se servir do poder. Essa é a diferença. Eu não nego que gosto do poder. Agora, não vendo a alma por isso. Mais da metade de minha vida foi na oposição. Não gosto. Quem gosta de ficar na oposição, de perder? Mas, se for para vender a alma, prefiro ficar na oposição”, finalizou.

Compartilhe!
/ Published posts: 1080

Marcel de Lima, é Jornalista e publicitário. Graduado em marketing e pós-graduado em Jornalismo. Atuações em assessoria de imprensa, diretor de criação, redator e editor de notícia, apresentador e comentarista em emissoras de rádios e televisão.