ML 01
219 views 4 mins 0 comments

Projeto de proibição da obsolescência programada avança na Câmara

In Sem Categoria
julho 05, 2025
A Câmara dos Deputados avança na proteção do consumidor ao aprovar projeto que proíbe a obsolescência programada, visando a sustentabilidade e a confiança na indústria.

O projeto de lei que visa coibir a obsolescência programada de produtos avançou nesta semana na Câmara dos Deputados após ser aprovada na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. A proposta combate a prática deliberada de empresas de tecnologia de reduzir a vida útil de seus aparelhos para incentivar que o consumidor adquira uma nova versão do produto.

A proposição legislativa busca integrar tal medida ao Código de Defesa do Consumidor, tipificando a obsolescência programada como uma prática abusiva. Tal decisão foi tomada seguindo a recomendação do relator, o deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), que endossou o substitutivo da Comissão de Desenvolvimento Econômico ao Projeto de Lei 7875/17, de autoria da ex-deputada Mariana Carvalho (RO).

O substitutivo em questão abrange o PL 7875/17 e seus apensos – projetos incluídos por se tratar do mesmo tópico. Segundo o relator, “esse substitutivo endereça a questão de forma adequada”.

Leia também:

Manifestantes invadem banco em São Paulo e pedem taxação dos ricos
Moraes suspende decretos de Lula e decisão do Congresso sobre IOF

O deputado enfatizou que a obsolescência programada representa uma preocupação em escala global, com diversas nações buscando estratégias para combatê-la. Ele ainda complementou: “Essa prática, além de ser lesiva ao consumidor, compromete

Deputado Kim Kataguiri(UB/SP) é o relator do projeto – Foto:Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

a confiança na indústria e prejudica o meio ambiente”.

O projeto seguirá para análise conclusiva nas comissões de Defesa do Consumidor e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para que se converta em lei, a proposta necessita ser aprovada tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado Federal.

O que é obsolescência programada

A obsolescência programada, também conhecida como obsolescência planejada, é uma estratégia utilizada pela indústria para encurtar a vida útil de um produto, fazendo com que ele se torne obsoleto ou deixe de funcionar em um período de tempo pré-determinado. Essa prática, muitas vezes, é intencional e faz parte do ciclo de produção de diversos produtos, desde eletrônicos até eletrodomésticos.

A obsolescência programada pode ocorrer de diversas formas como:
* Componentes com vida útil limitada – Utilização de peças ou materiais com vida útil menor do que a esperada para o produto.

* Dificuldade de reparo – Design que dificulta ou impossibilita a substituição de peças, tornando o reparo inviável.

* Atualizações de software – Atualizações que tornam o produto mais lento ou incompatível com versões mais recentes.

* Mudanças de design – Produtos que são rapidamente substituídos por modelos mais modernos ou com funcionalidades diferentes.

 

*Esta matéria contém informações do portal Congresso em Foco

Você tem alguma denúncia, sugestão de pauta ou crítica, envie para nós.
O sigilo é total e garantido por lei. Nosso e-mail: blogmarceldelima@gmail.com
Compartilhe!
/ Published posts: 1514

Marcel de Lima, é jornalista e publicitário. Graduado em marketing e pós-graduado em Jornalismo. Atuações em assessoria de imprensa, redação e editoria de notícia. Atualmente é diretor de negócios na agência ID Publicidade, apresentador e comentarista na Rádio Difusora e Nossa TV.