Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha nesta quarta-feira 18 revela que, pela primeira vez desde as eleições de 2022, os grupos que se identificam como petistas e bolsonaristas estão empatados no país. As informações são da CNN Brasil.
O levantamento mostra que 35% dos entrevistados se declaram alinhados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), percentual que era de 39% em abril. No mesmo período, os que se consideram bolsonaristas subiram de 31% para 35%, atingindo o maior índice registrado na série histórica iniciada após as eleições.
Bolsonaristas: 35% (eram 31% em abril)
Petistas: 35% (eram 39% em abril)
Neutros: 20% (estável)
Nenhum dos dois: 7% (eram 8%)
Não sabem: 2% (eram 1%)
Os grupos petista e bolsonarista juntos somam 70% da população, enquanto 20% se dizem neutros e 9% não se identificam com nenhum dos dois lados ou não souberam responder.
De acordo com o Datafolha, essa é a primeira vez que a variação entre os dois grupos ultrapassa a margem de erro, indicando um crescimento real do grupo bolsonarista.
Avaliação do governo Lula
A pesquisa também atualizou os índices de avaliação do governo federal. Segundo o levantamento, 28% dos brasileiros consideram a gestão Lula ótima ou boa, enquanto 40% avaliam como ruim ou péssima — o pior resultado desde o início do terceiro mandato do presidente. Outros 31% classificam como regular e 1% não soube responder.
Veja os números:
Ruim/Péssimo: 40% (eram 38%)
Regular: 31% (eram 32%)
Ótimo/Bom: 28% (eram 29%)
Não sabe: 1% (estável)
O levantamento ouviu 2.004 pessoas em 135 municípios brasileiros, entre os dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Você tem alguma denúncia, sugestão de pauta ou crítica, envie para nós. O sigilo é total e garantido por lei. Nosso e-mail: blogmarceldelima@gmail.com
