O deputado federal Paulinho Freire (União) foi eleito em segundo turno prefeito de Natal neste domingo (06) com 222.661 votos (55,34%), derrotando a deputada federal Natália Bonavides (PT), que obteve 179.174 votos (44,66%), uma maioria de 42.947 votos, o que representa uma margem de 10.68% de vantagem.
Paulinho Freire disse que diversas questões foram determinantes para chegar no segundo turno, mas destacou o apoio do atual prefeito Álvaro Dias (Republicanos) ao longo da campanha eleitoral. “Não existe campanha fácil, apresentamos uma série de propostas, um plano de governo muito bem elaborado. Acredito que a população assimilou esse plano tanto é que nos deu a vitória no primeiro turno, foi determinante, o apoio do prefeito Álvaro Dias foi importantíssimo para que déssemos um salto na campanha, um marketing e plano de governo bem elaborados”.

A campanha no segundo turno foi muito acirrada, principalmente pelas redes sociais e no programa eleitoral da TV e rádio, sendo que a candidata do PT enfrentou o desgaste do apoio da governadora Fátima Bezerra, que segundo pesquisas qualitativas, enfrentava uma rejeição junto ao eleitorado natalense que passava de 70%, além da massiva propaganda do oponente informando a opinião pública como sendo coatora do projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados que descriminaliza o furto por necessidade, praticado por alguém que passa fome.
Natália Bonavides ainda recebeu um grande apoio com a visita do presidente Lula a Natal, fortalecendo a sua campanha eleitoral. A candidata ainda tentou reverter o cenário que vinha sendo mostrado através de pesquisas, pedindo direito de respostas veiculados às vésperas da eleição no rádio e na TV e ainda denunciar o uso da máquina em favor do adversário, porém o desgaste foi inevitável para sua eleição tendo como principal razão, a vinculação de sua candidatura a governadora Fátima Bezerra(PT).
