176 views 3 mins 0 comentários

Minuta do PCCR dos servidores gerais apresentada pela Prefeitura é um retrocesso, diz Sindicato

In Cidades
setembro 26, 2023

Em assembleia realizada nesta segunda-feira (25) com os servidores gerais, regidos pela lei nº 003, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) apresentou a minuta do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), enviado pela Prefeitura Municipal de Mossoró aos trabalhadores e apontou vários pontos considerados retrocessos à carreira destes profissionais.

No artigo 37, por exemplo, o documento institui a jornada de trabalho de no mínimo 20h e no máximo 40h, por “interesse da Administração”, ficando a jornada de 40h com o padrão de remuneração, mas também não apresenta as tabelas de cálculo de proporcionalidade das cargas horárias de 20h e 30h.

Já na tabela apresentada, com cálculo previsto para ser aplicado em 2024, o valor de quem recebe na referência 1 é de R$ 1.324,67, a previsão de valor do salário mínimo para o ano que vem é de R$ 1.421,00, ou seja, já estará acima do proposto pela Prefeitura, sem contar com a proporcionalidade para quem trabalha 20h ou 30h.

Leia também:

Sindicato irá discutir PCCR dos servidores do regime geral no próximo dia 25

MOSSORÓ: Câmara aprova em regime de urgência repasse para profissionais de enfermagem

“Esse Projeto de Lei legaliza poder pagar menos do que o salário mínimo quando faz a proporcionalidade para 20h e 30h. Atualmente, com a Lei 003/2003, a prefeitura está ilegal ao pagar salário-base menor que o salário mínimo, por isso, podemos ganhar na justiça correções, o que não será possível caso este PL permaneça como está”. Alertou a diretora de formação, Marleide Cunha.

Chamou ainda a atenção para os requisitos para a chamada avaliação de desempenho e tempo de serviço como critério para progressão funcional (art. 3º, 26, 27), considerados “subjetivos” pelo Sindiserpum. Na minuta, são elencados pontos como: “Assiduidade; disciplina; responsabilidade; eficiência; capacidade de iniciativa; produtividade; eficácia; iniciativa; comportamento ético; desempenho das funções privativas do cargo ocupado; produção intelectual; qualificação profissional.” Este artigo acaba, inclusive, progressão funcional automática apenas por tempo de serviço.

O Sindicato afirma que buscará ampliar essa discussão através de sua assessoria jurídica quer dialogar com a gestão municipal estes e outros pontos considerados prejudiciais aos servidores.

Compartilhe!
/ Published posts: 1080

Marcel de Lima, é Jornalista e publicitário. Graduado em marketing e pós-graduado em Jornalismo. Atuações em assessoria de imprensa, diretor de criação, redator e editor de notícia, apresentador e comentarista em emissoras de rádios e televisão.