
Vários gestores municipais continuam ignorando a “seca” provocada pela escassez de recursos e razão da ausências de repasses dos governos do estado e federal e redução de FPM, sequenciando o ciclo vicioso da velha prática de “pão e circo” onde oferece algumas esmolas através de programas assistenciais, realizando alguns eventos festivos para o afago e diminuição do sofrimento dos munícipes, nem que seja por um instante. O maior exemplo desse “afago” dado aos milhares de miseráveis e famintos, foram as festas juninas que foram realizadas em quase todos os municípios, prolongando-se até o mês de agosto. O resultado de tudo isso já conhecemos. Esses eventos são usados para dar “escape” dos recursos dos cofres públicos, são em sua grande maioria superfaturados.
Pão e circo
Da capital ao interior, a prática é a mesma. A grande diferença é apenas a dependência do erário público. No interior, cada centavo que é gasto fora de órbita, faz uma diferença enorme no orçamento municipal.
Sem FPM não dá!
A política batizada por muitos gestores de “cultural” tem ignorado essa situação. Muitos dizem que sem a gastança dos “festivais de cultura” não dá. A gastança segue contrastando com a realidade e as condições dos pequenos municípios do estado.
São Rafael
A disputa eleitoral deve ser polarizada mais uma vez entre os grupos do ex-prefeito José de Arimateia e do atual prefeito, Reno Marinho. Este último não poderá concorrer, já está no segundo mandato seguido e deve indicar o nome de sua genitora para a disputa.
Assu
As eleições do próximo ano na cidade dos poetas não deve ter um candidato com o sobrenome Soares na disputa. Muitos ainda acreditam que o deputado George Soares, irmão do atual prefeito, Gustavo Soares, será o candidato da situação, no entanto, informações indicam que um aliado próximo da família deverá ser o candidato.
João Maia
O deputado federal do PP segue trabalhando para fazer o maior número de prefeitos eleitos nas eleições de 2024. As articulações do grupo liderado pelo deputado indicam que ele possa disputar um cargo majoritário nas eleições de 2026.
Rosalba
A idade avançada e falta de empolgação, podem afastar o nome da ex-governadora Rosalba Ciarline de uma possível disputa pela prefeitura de Mossoró nas eleições do próximo ano.
Rosalba II
No entanto, sondagens feitas pelo grupo da ex-governadora apontam o seu nome bem posicionado em caso de mais uma disputada eleitoral. Por enquanto, os correligionários não confirmam e tão pouco negam a pré-candidatura da médica.
Situação
O grupo da situação do município de Areia Branca, administrado pela prefeita Iraneide Rebouças(PSDB) não fechou questão quanto ao nome que apoiaram para a disputa do próximo ano. O médico Beguinho Souto seguem como o mais cotado.
Ampliando espaços
O vice governador Walter Alves(MDB) continua cooptando nomes de muitos nomes entre prefeitos e pretensos candidatos com interesses em disputar as eleições do próximo ano. Walter que fortalecer o seu MDB, lhes dando força de barganha junto ao governo estadual e substanciando o seu projeto de retornar a Câmara federal em 2026.
Fisiológico…
E patético! Esse tem sido o comportamento da maioria dos prefeitos do estado do RN na discussão sobre o FPM e os repasses do estado que estão em atraso como ICMS e outros. Na quarta estavam com a “faca nos dentes”, raivosos e furiosos contra estado e união, no outro, estavam aos beijos com o presidente Lula e a governadora Fátima Bezerra.
Pau dos Ferros
O eleitor não perdoa, a oposição, sem dúvida, saberá tirar proveito do comportamento dúbio de alguns gestores como o da prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida(PSD).
A Coluna EM PAUTA é o nosso resumo de notícias destacando os principais fatos, assuntos e temas que são destaque no estado, Brasil e no mundo. Críticas, comentários ou sugestões podem ser enviados para nosso endereço eletrônico em blogmarceldelima@gmail.com.
*A política do Pão e Circo, tinha como objetivo o apaziguamento da população, na sua maioria, da plebe, através da promoção de grandes banquetes, festas e eventos esportivos e artísticos, assim como subsídios de alimentos (distribuição de pães e trigo).