
De acordo com dados cedidos pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), através do repórter Escobar Silva da 99/FM – Rádio Ouro Branco de Currais Novos, o município está entrando em um estado crítico com relação aos reservatórios de água que abastecem a população, os açudes Dourado (local) e o Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari.
Buscando sensibilizar a população quanto ao consumo racional de água, uma campanha de conscientização foi lançada com o título, “Economize uma Gota de Água”.

Açude Dourado encontra-se com baixo volume (Foto: Reprodução)
Os níveis dos reservatórios começaram a entrar no nível mais crítico, considerado nível morto. Caso não chova neste final de semana ou nos próximos dias, Currais Novos deve entrar em colapso quanto ao abastecimento de água.
O Açude Dourado que fica no perímetro do município, hoje tem apenas 1,36% da sua cota máxima, enquanto o Gargalheiras em Acari, hoje conta com apenas 1,51%, ou seja, encontra-se praticamente seco, motivo de preocupação para todos.
A capacidade do Açude Marechal Eurico Gaspar Dutra, ou simplesmente gargalheiras, como é mais conhecido é para 44,4 milhões de metros cúbicos. Já o açude Dourado em Currais Novos, tem capacidade para 10.321.600 m³.