
Mesmo após o início das inserções da propaganda eleitoral no rádio e tv, o eleitor mossoroense ainda não consegue se mostrar motivado com atual campanha eleitoral no município. A falta de embates, discussões acaloradas, fatos que marcaram outras campanhas, estão bem distante do momento atual.
A disputa entre os três principais nomes que se apresentam melhor colocados nas pesquisas eleitorais, também trás desconforto para o eleitor na hora de decidir pelo voto.
“Ora, há pouco tempo, os três candidatos eram amigos, estavam do mesmo lado e agora são adversários? ..isso não cheira bem”, disse um eleitor em observação a uma movimentação partidária no último final de semana.
No entanto, para alguns, a história contada está longe da realidade e a demonstração começa a ser percebida com a mudança de posicionamento dos candidatos no jogo político, principalmente em relação aos último números das pesquisas eleitorais. Muitos fazem questão de lembrar o processo eleitoral de 2020 e tomar como exemplo os ensinamentos da política nos dias atuais.
Enquanto isso, outros acreditam que o quadro atual é pouco reversível, muito embora percebam algumas mudanças em relação aos números, não acreditam em reversão de quadro.
A ausência de grande eventos, oradores, presenças ilustres, fatos que marcaram outras campanhas eleitorais na cidade de Mossoró, certamente pouco ou melhor, não serão visto na atual disputa.
O maior e principal evento político nas atuais eleições, foi realizado com a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro, marcando oficialmente o primeiro dia de campanha do candidato a prefeito Genivan Vale(PL). No entanto, muitos acreditam que nas próximas semanas a “atmosfera política” deverá contagiar os eleitores que ainda estão desmotivados e mobilizar outros que estão indecisos.
“As últimas semanas são decisivas, sempre foram assim, principalmente os 15 últimos dias”, disse Francisco Filgueira, morador e pequeno empresário do bairro Dom Jaime Câmara.
“Você vai ver, tem pesquisa pra ser divulgada essa semana ou nos próximos dias, isso mexe muito com o pessoal que está em cima do muro, preste atenção, depois você me diz”, completou.
Proporcional
Enquanto isso, poucas e tímidas movimentações tem sido registradas por candidatos a vagas na Câmara municipal. Para alguns analistas, esse comportamento é estratégico, enquanto outros falam em falta de estrutura, mesmo para os governistas.
Ações de articulações e cooptação de apoios de agentes populares e profissionais de outros setores para dar suporte as campanhas também tem sido percebido por todos que fazem a cobertura política na maior cidade do interior do estado do Rio Grand do Norte.
Bastidores
Em recente conversa com o BML, um candidato a vereador revelou as dificuldades que vem enfrentando para tocar a campanha. “Ainda não recebemos ajuda nenhuma, nem os recursos do fundo eleitoral, ninguém é louco de se meter a besta e ter maiores problemas depois da eleição, principalmente se não for eleito”, disse.