Na quarta-feira (15), os servidores administrativos da saúde do Rio Grande do Norte aprovaram, por unanimidade, o início de uma greve por tempo indeterminado a partir do próximo dia 20 de outubro. A decisão, segundo o Sindsaúde/RN, deu-se em razão da falta de diálogo onde o governo do estado se recusou a avançar nas reivindicações apresentadas pela categoria.
Entre as principais reivindicações dos servidores estão o pagamento de horas extras, implementação do vsle-alimentação e o reajuste dos valores pagos como gratificação, desatualizado a cerca de vinte anos, segundo o sindicato.
A reunião entre representantes do governo, o Sindsaúde/RN e a comissão de base, na última terça-feira (14), contou com a presença do secretário de Saúde, Alexandre Motta, e do secretário de Administração, Pedro Lopes. Segundo os servidores, a gestão afirmou não ter recursos para atender às pautas específicas da categoria, e sequer cogitou abrir uma nova rodada de negociações em 2026.
Leia também:
Câncer de mama avança 22,8% no RN; Natal e Mossoró concentram 94% dos óbitos
S. DOS PINTOS: TJ/RN juga inconstitucional lei que permitia reeleição ilimitada para mesa diretora da Câmara municipal
Ciro Gomes deixa o PDT e tem PSDB e União como alternativas
Durante o encontro, o secretário Pedro Lopes chegou teria demonstrado comportamento irônico diante da situação, afirmando que os servidores “chegaram atrasados para negociar”, em referência ao fim do mandato da atual gestão.
A declaração irritou representantes dos trabalhadores e diretores do sindicato.
“A declaração é desrespeitosa e demonstra a falta de compromisso e de diálogo com uma categoria essencial para o funcionamento da rede pública de saúde”, disse Diego Leandro, membro da comissão de negociação do Sindicato.
Com o início da greve, os servidores administrativos prometem paralisar todos os serviços de apoio e administrativo a partir desta segunda feira(20), mantendo apenas o contingente de 30% do pessoal, conforme determina a lei.
Além do início da greve, os servidores e servidoras aprovaram o calendário de mobilização para a próxima semana com a seguinte programação:
20/10 – SEGUNDA (Início da Greve)Manhã: Mobilização nos Hospitais
14h: Ato Público contra a Reforma Administrativa
21/10 – TERÇA (09h | Arrastão e mobilização no Walfredo Gurgel)
22/10 – QUARTA (09h | Arrastão e mobilização na Sesap)
23/10 – QUINTA (09h | Arrastão e mobilização o Giselda, Lacen e SVO)
24/10 – SEXTA (09h | Assembleia de avaliação da greve).
