ML 01
262 views 2 mins 0 comments

Banco do Brasil bloqueia cartão de crédito de Moraes para cumprir lei Magnitsky

In Brasil, Sem Categoria
agosto 21, 2025

A Mastercard bloqueou um cartão de crédito do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), devido às sanções da Lei Magnitsky impostas pelo governo dos Estados Unidos. Para contornar o problema, o Banco do Brasil ofereceu ao magistrado um cartão da bandeira Elo, nacional, que pode ser usado normalmente em território brasileiro.

Apesar da solução, Moraes permanecerá impedido de utilizar o cartão fora do país, já que internacionalmente o serviço depende da parceria com a operadora americana Discover.

O Banco do Brasil não comentou o caso, citando sigilo bancário previsto na legislação brasileira. A presidente da instituição, Tarciana Medeiros, reforçou que o banco cumpre normas nacionais e internacionais e alertou contra a divulgação de informações falsas.

A situação gerou complexidade para o setor bancário, incluindo bancos privados como Itaú, Bradesco e BTG, diante da decisão recente do ministro Flávio Dino que, na prática, permite a Moraes recorrer ao próprio STF contra as sanções aplicadas pelos EUA. Fontes do setor classificaram o caso como “inédito, sensível e insolúvel”, destacando a interligação global das operações bancárias.

No Banco do Brasil, a confirmação do bloqueio do cartão internacional mostra como instituições financeiras públicas e privadas lidam com sanções internacionais ao mesmo tempo em que obedecem à legislação nacional.

*Com informações do Valor Econômico

Compartilhe!
/ Published posts: 1514

Marcel de Lima, é jornalista e publicitário. Graduado em marketing e pós-graduado em Jornalismo. Atuações em assessoria de imprensa, redação e editoria de notícia. Atualmente é diretor de negócios na agência ID Publicidade, apresentador e comentarista na Rádio Difusora e Nossa TV.