OESTE
310 views 4 mins 0 comments

Conjuntura política atual tende a “isolar” Zenaide Maia de um processo de reeleição

In Política
julho 03, 2025

Por uma ação orquestada com uma sequência de ataques e várias publicações colocando em dúvida a sua postulação politica para as eleições de 2026, a Senadora Zenaide Maia(PSD) não esperav.

As informações que vem sendo destacadas e a forma repercutida sobre as suas últimas articulações políticas sobretudo a que envolve o seu suposto apoio a candidatura ao governo em 2026 do prefeito de Mossoró Allysson Bezerra.

Todas as abordagens tem um propósito muito forte. Desacreditar Zenaide junto ao grupo governista e ao mesmo tempo, mesmo que assuma o apoio ao projeto de Allyson, tira-la do páreo quando o assunto é a dusputa majoritária do proximo ano.

Zenaide Maia e o seu grupo, como muito sabem, já não são tão simpáticos a permanência no grupo de situação do Governo do Estado desde as eleições passadas. O seu partido, o PSD travou disputas com PT em vários municípios, desde a capital quando o PSD teve a candidatura de Carlos Eduardo e o PT com a candidatura da deputada Natália Bonavides.

A mesma cena se repetiu em São Gonçalo do Amarante, seu principal reduto político-eleitoral. Neste município, o seu esposo, Jaime Calado(PSD) enfrentou e venceu Heraldo Paiva(PT) até então prefeito do município. Essa mesma disputa também se repetiu em outros importantes municípios como aconteceu em Pau dos Ferros a exemplo de Mossoró onde o PSD apoiou a reeleição de Alisson Bezerra(União Brasil) enquanto que o PT apoiou a candidatura do vereasor Lawrence Amorim(PSDB, na epoca, presidente da Câmara Municipal.

A reflexão que se pode ter na atual conjuntura é de que Zenaide precisa se recompor, precisa analizar melhor suas ações políticas.

Uma recomposição com o PT de Fátima Bezerra poderia ser uma atitude razoável, Zenaide manteria seu projeto majoritário e disputaria ao lado de Fátima as eleições para o Senado.

Por outro lado, Zenadide e o seu grupo, não deverá ter chances, se quer de disputar a sua reeleição.

O projeto majoritário que vem sendo construído pela oposição, sobre tudo, União Brasil, Republicanos, PL e PP, não contemplam o PSD de Zeaide Maia. Com isso, sobraria a senadora apenas condicionantes de disputar uma vaga a Câmara federal, aumentando a animosidade e disputa politico-familiar com o irmão e deputado federal João Maia, líder do PP estadual.

Lição tirada à prova

Allyson não merece confiança. Zenaide caiu no “canto da sereia” e agora terá que se recompor juntamente com as suas bases.

Quando Zenaide “abriu as portas” do PSD, dando apoio a Allyson e colocando varios dos seus prefeitos à mesa para conversarem sobre o projeto de Allyson, Zenaide acreditava que a recíproca seria verdadeira. Mau sabia ela que poderia está sendo usada e que ao primeiro “ensaio” do núcleo UB/PL, ela seria descartada.

A conjuntura político-partidária desenhada nesse momento apontam para uma disputa majoritária onde a oposição formaria com União Brasil, Republicanos e PSDB e quando na pior das hipóteses, uma dessas legendas seria substituida pelo PL. O PSD não teria chance alguma.

Compartilhe!
/ Published posts: 1515

Marcel de Lima, é jornalista e publicitário. Graduado em marketing e pós-graduado em Jornalismo. Atuações em assessoria de imprensa, redação e editoria de notícia. Atualmente é diretor de negócios na agência ID Publicidade, apresentador e comentarista na Rádio Difusora e Nossa TV.