ML 01
185 views 4 mins 0 comments

ARTIGO: A revolta de Pacheco

In Política
setembro 19, 2023

Por Marcel de Lima

Quem te viu, quem te vê!

Eis que de repente “baixou a por*a louca” no presidente do Senado, Rodrigo Pacheco(PSD) que decidiu pautar em plenário todos os assuntos polêmicos que o STF tinha puxado a prerrogativa para se e que na verdade seriam do parlamento brasileiro, tais como porte de drogas, aborto e a volta do imposto sindical, pautas que agradaram os progressistas e frustrando os conservadores. O que de fato aconteceu com o senador Rodrigo Pacheco para uma mudança tão brusca de posicionamento?

Durante vários momentos, ainda no governo Bolsonaro, Rodrigo Pacheco tentou buscar para se holofotes, flertando em muitas as ocasiões com a oposição, hoje no poder. Fez média em muitos casos e se fez de bobo, não é comigo, veremos depois.

Pacheco sabia que dessa forma, daria morosidade e atravessaria o andamento de muitas pautas importantes para o país e que certamente também daria holofotes para o presidente da época, Bolsonaro.

Pacheco tinha supostas garantias de que em caso de mudança de governo pro esquerda, ele seria “agraciado” com um vaga na suprema corte.

Com início do novo governo, as esperanças só aumentavam a cada nova especulação sobre indicações do presidente para STF. Era sabedor de que o presidente Lula tinha acordo com o seu defensor de muitas causas no mais diversos processos em foi condenado, o advogado Cristiano Zanin, todos concordavam. Porém, Pacheco imaginava que em uma das oportunidades, o seu nome entrasse ao menos na pauta de especulações, dessa forma, politicamente ele resolveria tudo, conhece o caminho, tem o poder ao seu alcance. Eis que mais uma vez foi preterido.

Sabedor desse “desrespeito” com os “acordos”, Pacheco não é confiável, decidiu salvar o pouco que lhes resta de influência através da autoridade que lhe pertence e suas atribuições e fazer de fato as prerrogativas do cargo e para o Senado federal, legislar e respeitar a constituição. Uma tentativa desesperada de reconquistar o apoio dos seus pares e de dar valor ao legislativo, tirando-o da subserviência dos demais poderes, o que pode ser tarde demais!

Além desses três importantes e polêmicos assuntos, nos intramuros do Senado, ainda se fala em pautar dois outros temas que impactariam diretamente os interesses da suprema corte. Mandato de oito anos para os ministros, a abertura da caixa preta do judiciário, tema dos mais difíceis que poderia levar ao impeachment de ministros. Além anular várias decisões dadas pelo STF quando este ultrapassou suas prerrogativas de julgar. Legislando, investigando e posteriormente, condenando.

Para alguns, Pacheco está blefando, é um eximo jogador. Vai buscar holofotes e destaque até que o chamem a mesa para negociar, não teria o perfil desse homem público que o Senado tanto precisa.

Aguardemos!

Compartilhe!
/ Published posts: 1514

Marcel de Lima, é jornalista e publicitário. Graduado em marketing e pós-graduado em Jornalismo. Atuações em assessoria de imprensa, redação e editoria de notícia. Atualmente é diretor de negócios na agência ID Publicidade, apresentador e comentarista na Rádio Difusora e Nossa TV.